Dar feedback é uma habilidade essencial no ambiente profissional, capaz de impulsionar o crescimento e a colaboração dentro de uma equipe.
No entanto, saber como dar feedback de maneira construtiva é uma habilidade que muitos de nós ainda estão aprendendo.
Segundo a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx) respondia por 150 mil funcionários de mais de 300 empresas, um em cada cinco trabalhadores brasileiros não recebem feedback.
A pesquisa mostra como a cultura de feedback é o maior ponto fraco da gestão brasileira. Claro que isso é um desperdício, uma vez que a avaliação de desempenho oferece uma série de benefícios significativos para o colaborador.
Por exemplo, uma pesquisa realizada pela Feedz aponta que 94% dos funcionários compreendem melhor o trabalho ao realizar uma reunião 1:1.
Além disso, um feedback construtivo aumenta a motivação, fortalece relacionamentos, identifica oportunidades de crescimento e reduz conflitos e mal-entendidos.
Neste artigo, vamos explorar o que é feedback, apresentar o método START desenvolvido pela LEADedu e oferecer 7 dicas fundamentais para fornecer feedback de maneira construtiva.
Além disso, discutiremos como criar uma cultura de feedback em sua organização, destacando a importância do treinamento corporativo nesse processo.
Antes de continuar, vamos fazer uma autoavaliação? Como você tem dado feedback?
Podemos conceitualizar o feedback como um processo fundamental de comunicação que envolve a expressão de observações, opiniões ou avaliações sobre o desempenho ou comportamento de uma pessoa, com o objetivo de fornecer informações construtivas para o seu desenvolvimento.
Ele não está limitado somente ao ambiente de trabalho, podendo ocorrer em diversos contextos, como em relações pessoais, na educação e em muitas outras situações.
O feedback pode ser tanto positivo, destacando pontos fortes e realizações, quanto construtivo, ao apontar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento.
De qualquer forma, ele é uma ferramenta valiosa para promover a aprendizagem, aprimorar habilidades e fortalecer relações interpessoais, quando comunicado de forma clara, respeitosa e com o intuito de promover o progresso.
Quem nunca recebeu um feedback e ficou com aquela sensação de “O que eu faço com essa informação?” ou “Como essa informação pode melhorar o meu trabalho?”
Em casos mais extremos, alguns feedbacks são regados de xingamentos e julgamentos sem justificativas.
Você sabe dizer o que não é feedback? Separamos uma lista:
Ou qualquer outro comentário que não tenha relação nenhuma com a performance ou comportamento do colaborador.
Existem vários métodos eficazes para fornecer feedback, cada um com suas próprias abordagens e aplicabilidades, mas nesse artigo, vamos te apresentar o método START desenvolvido pela LEADedu.
A LEADedu, empresa de educação corporativa, desenvolveu esse método com base em estudos e aplicações práticas de como dar feedback nas empresas.
START é um acrônimo que ajuda na memorização e o seu passo-a-passo assegura que os principais elementos que tornam um feedback construtivo sejam explorados ao máximo durante o diálogo.
Siga o método START e tenha como resultado um maior engajamento e a capacidade de impulsionar as estratégias de desenvolvimento e performance.
O que achou desse método? A LEADedu fornece treinamento de alto impacto sobre o tema, se é do seu interesse, entre em contato com a gente para saber mais! Caso necessário, envie esse texto para o seu superior ou alguém do RH. 😉
Agora que já explicamos sobre o método START, separamos essas dicas valiosas para aplicar durante a conversa.
Antes de qualquer outra coisa, escolha o lugar para dar esse feedback.
Opte por um ambiente privado e tranquilo, onde ambas as partes possam se concentrar na conversa sem distrações externas.
Evite ao máximo dar feedback em ambientes abertos, como restaurantes ou o cafézinho do escritório.
Já pontuamos lá atrás em “Como não dar um feedback”, mas é bom deixar bem claro.
Ao fornecer feedback, concentre-se o julgamento nos comportamentos e não extrapole à pessoa.
Isso ajuda a manter a conversa objetiva e focada na ação, além de que as pessoas não se resumem ao seu comportamento.
Evite generalizações como "sempre" ou "nunca". Elas podem desvalorizar a validade do feedback e tornar a conversa menos produtiva.
4. Não responsabilize a outra pessoa pelo efeito de suas ações sobre você
Ao invés de “o que você faz me afeta...”, utilize “Quando você faz tal coisa eu me sinto...”
Evite presumir as intenções por trás das ações. Concentre-se no comportamento observado e no impacto que teve. Ou seja, jamais fale pela outra pessoa.
Incentive a participação ativa do receptor do feedback, permitindo que eles compartilhem sua perspectiva sobre a situação. Isso promove a compreensão mútua.
Não traga opinião de outras pessoas para validar a sua opinião.
Uma cultura de feedback positiva e eficaz é essencial para o crescimento e a inovação dentro de uma organização.
Isso envolve encorajar a comunicação aberta e honesta entre os membros da equipe, promovendo o aprendizado contínuo e o crescimento profissional.
Por isso, o primeiro passo para criar uma cultura de feedback é tê-lo dentro dos valores da empresa.
Exatamente, aqueles valores do “Missão, Visão e Valores”. Comece por comunicar a todos os membros da equipe sobre a importância do feedback para o crescimento individual e o sucesso da equipe como um todo.
Certifique-se de que o feedback seja seguido de ações concretas e acompanhe o progresso! Mensure como os seus colaboradores estão lidando com o feedback e se ele realmente está sendo aplicado.
Encoraje os membros da equipe a solicitar feedback e esteja disposto a fornecê-lo de forma construtiva.
Por fim, invista em treinamento corporativo sobre como dar e receber feedback de forma construtiva, principalmente para a liderança.
Esse é um passo crucial nesse processo, pois proporciona às equipes as habilidades e a confiança necessárias para a construção de um ambiente seguro, empático e comunicativo.
Reforçamos, líderes e gestores devem ser exemplos, demonstrando práticas de feedback construtivo, sendo abertos para receber e fornecer de forma regular.
Afinal, líderes mal treinados nessa tarefa tem um poder destrutivo dentro da empresa.
Conte com a LEADedu nessa etapa e impulsione o desenvolvimento dos colaboradores através de soluções de aprendizagem inovadoras orientadas a resultados mensuráveis.