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ULX ®: Conheça a metodologia de experiências de aprendizagem da LEADedu

Descubra a metodologia ULX da LEADedu e transforme momentos em verdadeiras experiências de aprendizagem.
Monday, July 29, 2024

Aqui na LEADedu, acreditamos que a Experiência de Aprendizagem é uma vivência cognitiva e emocional que pode ocorrer a qualquer momento, dentro ou fora do contexto de trabalho, de forma mais ou menos estruturada.

Para que isso aconteça, a energia dedicada a esse momento deve ser intencional e encarada como uma verdadeira experiência de aprendizagem.

Ou seja, treinamentos, palestras, videoconferências, reuniões ou conversas simples podem ou não se transformar em experiências de aprendizagem, dependendo do seu design e do desejo das pessoas envolvidas.

A partir desse conceito, apresentamos a ULX ® (User Learning Experience), uma metodologia composta por quatro estágios que podem transformar qualquer momento em uma experiência de aprendizagem significativa.

Esses estágios, consolidados pela LEADedu através de anos de experiência no mercado de Educação Corporativa, são sustentados por teorias e achados científicos das áreas de Educação, Design e Saúde.

ULX ® (User Learning Experience)
ULX ® (User Learning Experience)

Os Quatro Estágios da ULX

1. Inquietações: Por Que Eu Devo Aprender?

No ambiente corporativo, cercado de prioridades, urgências e complexidades, as pessoas buscam soluções úteis e aplicáveis em suas vidas diárias. O ponto de partida de qualquer experiência de aprendizagem é a conexão clara entre a realidade vivida e o que está sendo aprendido, gerando relevância. Para aprender, adultos precisam encontrar o seu "porquê" individual e concluir: "Isso é interessante para mim."

O estágio de Inquietações ocorre quando as pessoas se conectam com seus desafios reais de vida e trabalho, motivando a consciência da necessidade de aprender algo e o desejo de fazê-lo.

Seja autodirigida ou facilitada, essa etapa leva em consideração a história do(a) aprendiz adulto e o que ele vivencia em sua trajetória. Princípios da Andragogia e estudos científicos sobre o que torna uma experiência memorável sustentam essa premissa.

2. Insights: O Que Posso Fazer de Melhor ou Diferente?

Inquietações geram o propósito do processo de aprendizagem, mas adultos precisam de um repertório prático para se sentir seguros em tentar algo novo. Assim, novos insights devem surgir, ganhando a atenção do indivíduo e substituindo conhecimentos e comportamentos anteriores. É aqui que novos conhecimentos, ferramentas e técnicas entram em jogo.

Para gerar insights, a pessoa precisa ser exposta a conteúdos e práticas interessantes e aplicáveis. Estes conhecimentos só serão percebidos como úteis se estiverem alinhados às Preferências de Aprendizagem da pessoa, que são formadas pela história pessoal, estímulos recebidos ao longo da vida, contextos vividos e habilidades aprendidas. Princípios do Inventário de Estilos de Aprendizagem de David Kolb e descobertas da Neurociência sustentam essa etapa.

3. Iniciativas: Como Farei na Vida Real?

Comportamentos são resultados visíveis do que se aprende ao longo da vida. A jornada de construção de um novo comportamento é gratificante e grandiosa. Intenções devem evoluir para Iniciativas, quando transformadas em ações estruturadas e planejadas, considerando o contexto de trabalho e os momentos da vida real como campos de experimentação.

Iniciativas surgem quando as intenções são projetadas e questões como "O que?", "Como?", "Quando?" e "Para quê?" são respondidas em um plano individual. O indivíduo precisa ativar um sistema cognitivo analítico, racional e consciente para perceber oportunidades em seu dia a dia que possam ser exploradas para pilotar o novo comportamento desejado. Teorias dos processos duplos de Daniel Kahneman, a metodologia “The Six Disciplines of Breakthrough Learning” e estudos da Neurociência sobre Memória e Aprendizagem sustentam essa etapa.

4. Impactos: O Que Aprendi com Isso e Que Novas Inquietações Surgiram?

Uma "experiência de aprendizagem" deve resultar em aprendizado tangível. Refletir sobre os ganhos e desafios encontrados ao longo da jornada é crucial para consolidar a utilidade do que foi vivido. Cada iniciativa gera impacto e é importante que a pessoa perceba esses impactos, tomando consciência do seu processo de transformação, realização e ampliação de performance.

Mensurar os impactos do movimento de aprendizagem apoia o indivíduo a reconhecer suas vitórias. Este reconhecimento torna o "aprender" uma prática valiosa, capaz de gerar sensações recompensadoras e impactar o autoconceito e a autoestima do ou da aprendiz. O “Learning Transfer System Inventory” e estudos da Neurociência sobre Vias de Recompensa e da Psicologia sobre Autoconceito, Autoimagem e Autoestima sustentam essa etapa.

A metodologia ULX da LEADedu, transforma momentos em verdadeiras experiências de aprendizagem.

Nós da LEADedu entregamos projetos de aprendizagem inteligentes para uma variedade de casos, contextos e naturezas de clientes e públicos, que contam com esses estágios como base da experiência de aprendizagem.  

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